sábado, 5 de dezembro de 2009

Lucas - Um intruso no Formigueiro

ANÁLISE DO FILME


Após sofrer zombarias e humilhações dos meninos valentões da vizinhança, Lucas, de dez anos de idade, pisa nas primeiras formigas que avista em seu quintal. Depois ele inunda o formigueiro com água. As gotas d'água — vistas da perspectiva das formigas — assemelham-se a um céu repleto de enormes balas líquidas de canhão. Dentro do formigueiro, a vingança está fermentando. Zoc, o mago da comunidade, elabora uma fórmula mágica para reduzir humanos a miniaturas do tamanho de um inseto. Lançando seu feitiço sobre Lucas, Zoc (na versão original, a voz é de Nicolas Cage) prepara o terreno para uma transformação interna muito mais significativa do que a mudança física do garoto. Em seu novo ambiente, esse solitário "destruidor" humano precisa se tornar em um servo coletivo — um membro obediente do mundo comunal das formigas que ele logo aprenderá a amar. O filme ilustra alguns passos essenciais do atual processo sistemático de lavagem cerebral. Pondere sobre as seguintes afirmações de alguns agentes de mudança da mentalidade global:

"… todos nós, incluindo os 'proprietários', devemos estar sujeitos a um amplo grau de controle social… Uma distribuição igualitária da renda será buscada... a função principal da escola é a orientação social do indivíduo. Ela deve procurar oferecer um entendimento sobre a transição para uma nova ordem social." [2; Willard Givens, Secretário Executivo da Associação Nacional de Educação, 1934].

"… o controle comportamental absoluto é iminente... O ponto crítico do controle comportamental, com efeito, é infiltrar-se na humanidade sem que essa de forma consciente perceba que uma crise está próxima. Conscientemente, o homem jamais saberá que isso aconteceu." [3; Professor Raymond Houghton, 1970].

"… a maioria dos jovens ainda traz os mesmo valores que os seus pais… se não alterarmos esse padrão, se não ressocializarmos... nossa sociedade poderá decair."[4; professor John Goodlad, um membro do quadro diretor do Instituto de Educação da UNESCO, 1971].

"Devemos somente nos certificar de que a mudança e a transformação sociais estejam indo na direção certa... A mídia deve atuar como parte do processo de educação que combate o individualismo." [5; Ismail Serageldin, ex-vice-presidente do Banco Mundial, 1996].

O 'descongelamento' do nível atual pode envolver… 'catarse', a qual parece ser necessária antes que os preconceitos possam ser removidos... é às vezes necessário trazer deliberadamente à tona uma agitação emocional." [6].

→ Descongelar as mentes, libertando-as das visões tradicionais da realidade;
→ Preencher as mentes abertas com novas sugestões;
→ Recongelando a mente na nova moldura;
→ Resistindo à enganação.





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