sábado, 5 de dezembro de 2009

Planejar

PLANEJAMENTO


É o processo derivado da função da administração de planejar, que significa especificar os objetivos a serem atingidos e decidir antecipadamente as ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos.

ESTRATÉGIA

É a seleção dos meios para realizarem objetivos. A palavra foi herdada dos gregos, e diz respeito ao cargo e/ou a dignidade de ministro da guerra, ou seja, comandante de uma batalha, em Atenas.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

É o processo de elaborar a estratégia definindo a relação entre a organização e o ambiente. O processo de planejamento estratégico compreende a tomada de decisões sobre qual o padrão de comportamento que a organização pretende seguir, produtos e serviços que pretende oferecer, e mercados e clientes que pretende atingir. O planejamento estratégico é uma técnica administrativa que, através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças dos seus pontos fortes e fracos para o cumprimento da sua missão e, através desta consciência, estabelece o propósito de direção que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e evitar riscos.

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

É um processo que envolve administradores de todos os níveis da organização na formulação e implementação de objetivos estratégicos e das estratégias (note a diferença entre o planejado e o realizado). Integra o planejamento estratégico e a administração em um único processo, sendo que o primeiro torna-se uma atividade contínua em que os administradores são encorajados a pensar estrategicamente, focando na visão estratégica de longo prazo, assim como questões táticas e operacionais em curto prazo. A administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançar objetivos organizacionais. De um modo geral, aceita-se hoje o planejamento, a organização, a direção e o controle como as funções básicas do administrador.

OBJETIVOS

São os resultados que a organização pretende realizar. Nesta etapa, deve-se identificar aonde a empresa quer chegar. A definição dos objetivos é conseqüência da etapa anterior. A estratégia será delineada a partir da definição destes objetivos.

ANÁLISE INTERNA

→ Função Marketing;
→ Função Finanças;
→ Função Produção;
→ Função Recursos Humanos.

ANÁLISE EXTERNA

Oportunidades - São as variáveis externas e não controláveis pela empresa, que podem criar condições favoráveis para a mesma.
Ameaças - São as variáveis externas e não controláveis pela empresa que podem criar condições desfavoráveis para a mesma.

NEGÓCIO

É o espaço que a organização pretende ocupar em relação às demandas ambientais. É a linha mestra que a alta direção adota para orientar a ação e tornar possível a contínua interação da organização com o ambiente.

VISÃO

Corresponde a declarações de ambição organizacional. Demonstra as expectativas e desejos dos acionistas, conselheiros e membros da alta administração da empresa. A visão pode ser considerada como os limites que os responsáveis pela empresa conseguem enxergar dentro de um período.

MISSÃO

É uma declaração única que representa sua identidade, estabelecendo seu propósito mais amplo. É a razão de ser de uma organização e procura determinar o seu negócio, por que ela existe, ou ainda em que tipo de atividade deverá concentrar-se no futuro. Consiste na razão de ser da existência da organização e na delimitação de suas atividades dentro do espaço que deseja ocupar em relação às oportunidades de negócio. A definição da missão serve de critério geral para orientar a tomada de decisão, definir objetivos e ajudar nas escolhas das decisões estratégicas.

VALORES/PRINCÍPIOS

É o conjunto de crenças, sentimentos e motivações básicas que o indivíduo agrega ao longo da vida e que determinam sua forma de agir e pensar. Esse conjunto é chamado também de filosofia de vida e uma vez transposto pelos próprios indivíduos para o contexto organizacional, passa a orientar o comportamento coletivo de seus membros. Valor é o balizamento para o processo decisório e o comportamento da empresa no cumprimento de sua missão.


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